Computadores entregues a estudantes
Desde ontem (22), Brusque passou a fazer parte do programa Federal Um Computador por Aluno (UCA), elaborado pelo ministério da Educação e Cultura (MEC), com foco na inclusão digital. Nele, estudantes da rede pública recebem um computador portátil para o desenvolvimento de atividades e acesso à rede mundial de computadores, a internet.
A Escola de Ensino Fundamental Theodoro Becker, no bairro Batêas, foi escolhida pela secretaria de Educação. Os 496 alunos do educandário receberam um computador cada.
A coordenadora da equipe de Formação e Pesquisa do projeto em Santa Catarina, Edla Ramos, comentou que apenas 396 cidades no Brasil participam do projeto. Doutora na área de Educação, ela entende que a proposta "é um grande avanço no conceito de inclusão digital". Mas, ao mesmo tempo, não é o suficiente para a implementação total da idéia.
"Tem potencial para ser uma revolução. Mas vai depender muito de novos governos, a ação de muitos atores e instituições. Não pode depender apenas do professor. Passa pela gestão da escola, do município e também do ministério da Educação", comentou Edla.
A secretária municipal de Educação, Gleusa Fischer, adiantou que a entrega dos computadores faz parte de uma ação inicial, pois apenas esta unidade escolar será beneficiada. "Com certeza, iremos inscrever outras escolas para também serem atendidas através do projeto. E, existe a possibilidade de a própria administração municipal ir instituir o programa Um Computador por Aluno dentro de nossa rede".
Inicialmente, os 496 computadores entregues aos estudantes da escola Theodoro Becker não ficarão com eles. Antes, segundo Gleusa, será feito o cadastro dos equipamentos e a quem serão destinados, além do treinamento de educadores e da instalação da rede sem fio para atender á comunidade.



